À chegada esperava por nós uma fila não muito grande em tamanho, mas que por causa da chuva serpenteava a entrada principal da assembleia. Apesar de não ser muito adepto de filas, nada que uma hora, hora e um quarto de espera não nos fizesse entrar.
Lá dentro esperava-nos uma visita que nos levaria a visitar 14 salas da emblemática assembleia.
De algumas curiosidades, saliento a de que existem duas salas de sessões, a que é usada normalmente (hemiciclo) e uma outra mais pequena, que é dada a designação de sala de senado. "Nesta sala decorreram as reuniões da primeira câmara (também chamada câmara alta) nas ocasiões em que a nossa lei fundamental instituiu um sistema bicameralista, o que aconteceu com a Carta Constitucional (Câmara dos Pares), com a Constituição de 1838 (Câmara de Senadores) e com a Constituição de 1911, a primeira da República (Senado). Durante o Estado Novo teve aqui assento a Câmara Corporativa.
Após a revolução de 25 de Abril de 1974, e consagrando a Constituição de 1976 um sistema monocameral, a sala tem tido utilização diversa, acolhendo nomeadamente reuniões de grupos parlamentares e de comissões parlamentares, conferências e seminários."
Passos Perdidos |
Vista lateral do Hemiciclo, tribuna presidencial. |
Salão Nobre. |
Por fim, e não menos importante, a tarde terminou com uma visita à pastelaria Pão de Canela, situada na Rua da Fores, entre São Bento e o Príncipe Real, onde fomos lanchar. Esta era já um sitio que mantínhamos debaixo de olho por causa dos seus Brunchs ao fim de semana, e que iremos certamente experimentar um dia destes. Desta vez ficamos pela "Portuguesissima" Torrada com Meia de Leite.
paodecanela.com |
Sem comentários:
Enviar um comentário